ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens CLIQUE AQUI
Entre em contato 51 3268-1611

NOTÍCIAS

06/12/2017

Conheça as novidades da colônia de São Francisco de Paula!

Espaço Bem Viver - São Francisco de Paula

É uma das grandes mudanças nas estruturas oferecidas a associados/as da APCEF/RS nos últimos anos: a colônia de São Francisco de Paula – agora chamada de Espaço Bem Viver São Francisco de Paula – passou por uma grande ampliação e agora pode hospedar mais pessoas com mais conforto e possibilidades de lazer.

A inauguração – à altura das mudanças – ocorreu no último sábado (2), já nas novas instalações. Para encontrar quem já estava em São Chico, muita gente saiu tanto de Porto Alegre quanto de cidades do interior. Lá, uma cerimônia reinaugurou o espaço. “Buscamos sugestões dos associados/as através de questionários oferecidos aos/às hóspedes e na necessidade de aumentar o índice de ocupação em períodos de baixa temporada. Criar atrações e oferecer aos/às associados/as, mais opções de lazer aqui na própria colônia, mudando um pouco a rotina do local”, disse o diretor de patrimônio da APCEF/RS, Paulo Ricardo Belotto.

São Francisco de Paula – popularmente chamada de “São Chico” – tem bastante a oferecer: a cidade, nos Campos de Cima da Serra, é refúgio do calor no verão e um destino para quem procura aconchego no inverno. A 900 metros do nível do mar, a região é todos os anos atingida pela neve e por fortes geadas; nos meses mais quentes, a temperatura raramente atinge os 30ºC. Os cânions estão próximos dali, a cerca de uma hora, e delimitam, com um relevo abrupto, a serra do litoral. Os campos, pontuados por matas de antigas araucárias, também fazem parte dos atrativos naturais da região, que passou a ser conhecida pelo turismo ecológico.

A cidade de 20 mil habitantes, calma e simples, está a poucos quilômetros dos maiores municípios da Serra Gaúcha e de seus atrativos turísticos. Porto Alegre e Região Metropolitana, por sua vez, ficam a cerca de duas horas de distância – destino que se atinge através de uma estrada em um cenário encantador, com uma subida que começa quase no nível do mar até os altos da serra.
A colônia – tradicionalmente ocupada como dormitório para quem visitava localidades próximas – está, agora, mais qualificada para receber hóspedes que ali desejam ficar e desfrutar o próprio espaço.

“Tudo isso que se fez ao longo de 14 meses foi construído para as pessoas. Porque somos a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal. Construído também por pessoas que às vezes a gente não vê. É a eles que quero render minha homenagem pelo trabalho executado”, afirmou Belotto. Ele salienta ainda que tudo está regularmente pago, sem dívidas, e com todas as licenças legais.  A Associação ofereceu, logo após, um almoço no CTG Rodeio Serrano para que todos/as se preparassem para os eventos da tarde: conhecer as novas instalações, a natureza, e, à noite, inaugurar o observatório astronômico.

Fizemos, portanto, uma pequena lista das grandes novidades do Espaço Bem Viver. Confira!

Mais cabanas e qualificação dos espaços

Mais cabanas e qualificação dos espaços

Haviam, até agora, vagas em 12 cabanas na colônia de São Chico. Com a construção de dez novas unidades, disponibilidade aumentou para 22 casas, uma delas com acessibilidade para cadeirante, com todo o conforto necessário: cozinha nova e equipada, churrasqueira, dois dormitórios – um para casal no térreo, outro com duas camas de solteiro no mezanino, e ainda um sofá cama para duas pessoas – e, obviamente, uma sala aconchegante com lareira. Quem conhece o rigor do inverno sabe que é necessário. As construções, recém concluídas, têm ligação de água,  luz  e gás central subterrâneas, assim como as cabanas originais, que tiveram novas ligações de água e energia e sistema de gás central pronto em espera.

Mais cabanas e qualificação dos espaços


As cabanas foram estreadas por quem participou da campanha “São Chico São e Salvo”, que arrecadou fundos para a reconstrução de uma escola municipal em São Francisco de Paula. Um tornado, em março, destruiu a quadra coberta da instituição, o refeitório, a secretaria, sala dos professores, piso superior das salas de aula, janelas e telhado. O sorteio aconteceu durante a Festa de Aniversário de 64 anos da APCEF/RS, no dia 17 de junho.

Trilhas ecológicas

Trilhas ecológicas: xaxins e araucárias

São Francisco de Paula – além de se distinguir pelo inverno rigoroso – é o município mais úmido do Rio Grande do Sul. Tem, portanto, uma vegetação adaptada para tais condições. As araucárias, em risco de extinção, são símbolo da região, e no Espaço Bem Viver há um bosque inteiro dessa árvore que se desenvolve em regiões altas e frias. Uma trilha com cerca de uma hora de contemplação e caminhada está em processo de execução, dentro dessa mata, respeitando o equilíbrio natural.

Foto: Paulo Belotto

O outro caminho, por sua vez, já está implantado. Essa trilha de 40 minutos, com declives e aclives acentuados e grau médio de dificuldade passa por uma mata de xaxins, espécie que está também em risco de extinção. Um riacho  – que vai desaguar, metros abaixo, em uma barragem próxima, também faz parte das surpresas com as quais os/as trilheiros/as se deparam.

Novo projeto paisagístico


Um novo projeto paisagístico

Além da mata nativa no entorno do Espaço Bem Viver, foi também uma preocupação a paisagem ao redor das cabanas. Um gramado pontuado por árvores foi implantado: no dia da inauguração, uma das tarefas foi plantar 20 de exemplares de ipês da serra – amarelos e brancos – entre uma casa e outra. Há, portanto, um amplo espaço para caminhadas, conversa, leitura ou para um mate contemplativo. Um círculo de pedra também está sendo construído como uma área de convívio e diálogo para hóspedes.

Nova iluminação – que privilegia a orientação dos caminhos, evitando a poluição luminosa prejudicial à observação do céu –, novos caminhos e jardins bem cuidados também fazem parte da nova paisagem do Espaço Bem Viver. A APCEF criará eventos, com a participação dos hospedes, para a conclusão do novo paisagismo do local.

Observatório

Caixa de Joias, um observatório astronômico no céu da serra

A distância do Espaço Bem Viver de grandes centros urbanos – a cidade São Chico está a pouco mais de três quilômetros dali, mas não chega a representar um empecilho – proporciona um céu surpreendente nas noites sem nuvens. Longe da poluição luminosa, um dos atrativos é olhar para o alto desde o terraço do centro de convivência. Há também um observatório astronômico didático com equipamentos que logo estarão disponíveis para observar o céu, com a orientação de um monitor em eventos programados.

Espaço de convivência

Espaço de convivência para até 70 pessoas

Com mobiliário novo, o espaço para convivência – que também pode abrigar festas – foi ampliado e pode receber, agora, até 70 pessoas com todo o conforto e segurança necessários. Há cozinha equipada e banheiros, sendo um para cadeirante, à disposição para quem reservar o espaço. Lareira e churrasqueiras também estão à disposição. Há um espaço lúdico para crianças e uma pequena biblioteca para adultos.

Mais facilidade: recepção, espaço para motorhome e apoio a quem se hospeda

Para garantir mais conforto a quem se hospeda, há também lavanderia coletiva, refeitório para trabalhadores/as, um novo local para recepção, Wi-Fi – inclusive nas áreas abertas –, tudo com mobiliário novo, além de um espaço para receber motorhome, à disposição de quem visitar o Espaço Bem Viver.

As reservas funcionam da mesma maneira que antes: para os finais de semana, entre os dias 1 e 10 de cada mês, podem ser feitos pedidos para o mês seguinte. As reservas são consideradas conforme classificação. De segunda a sexta-feira, pela procura mais baixa, é possível fazê-lo apenas enviando um e-mail para secretaria@apcefrs.org.br.

Paisagem

Tags:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


11/12/2017

Apartamentos na SEDE A em Porto Alegre fechados para reforma elétrica

A Sede A da APCEF/RS – onde ficam as piscinas, o ginásio...

11/12/2017

Em reunião, Conselho Deliberativo da APCEF/RS aprova moção em apoio à greve de fome contra Reforma da Previdência

Em protesto contra a Reforma da Previdência – cuja votação...

08/12/2017

Conselho de Administração da Caixa decide por retirar do estatuto item que transformaria o banco em S/A

O Conselho de Administração da Caixa, em reunião ocorrida...

07/12/2017

Arte, união e festa na Noite Cultural de 2017

A Noite Cultural – o tradicional evento da APCEF/RS que, ao final...

06/12/2017

Conheça as novidades da colônia de São Francisco de Paula!

É uma das grandes mudanças nas estruturas oferecidas a associados/as...