ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

Próxima atividade da APCEF/RS, em Defesa da Caixa e do Bem Comum, ocorre em Tramandaí no dia 14

14/12, às 19h, na Câmara de Vereadores de Tramandaí

A atividade seguinte da campanha que a APCEF/RS vem desenvolvendo pelo caráter público da Caixa Econômica Federal já tem data marcada: será na próxima quinta-feira (14), às 19h, na Câmara de Vereadores de Tramandaí. O debate – cujo mote é “em defesa do bem comum”  – pretende ampliar a discussão a respeito dos ataques do governo à Caixa, situando-os em um contexto de ofensiva aos serviços públicos no país; tratará também da defesa da educação pública, do Banrisul, do Sistema Único de Saúde e do direito à aposentadoria.

Além de bancárias/os, outras categorias e movimentos apoiam o ato: o Sindicato Intermunicipal de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (ADUFRGS-Sindical) – representando docentes das unidades da UFRGS e do IFRS no Litoral Norte – e a  Raiz Movimento Cidadanista. A APCEF havia convidado também outras entidades como, por exemplo, o Sindicato dos Bancários do Litoral Norte.

O debate em Tramandaí será mais uma etapa de uma campanha que a APCEF/RS vem realizando no Rio Grande do Sul, com eventos já promovidos em Uruguaiana, Erechim, Santo Ângelo e Porto Alegre. Em Erechim, por exemplo, foi aprovada uma moção em apoio ao caráter público da Caixa – e enviada, logo após, à Presidência da República, ao Ministério da Fazenda e ao Banco Central do Brasil. Em Uruguaiana, assim como em Porto Alegre, parlamentares já se comprometeram a levar o texto para apreciação do Plenário.

A campanha é realizada ao mesmo tempo em que o governo federal anuncia sua intenção de abrir o capital do maior banco público do país – o que significa transformá-lo em uma Sociedade Anônima (S/A) –, alterando radicalmente o caráter da instituição que, hoje, presta serviços indispensáveis ao Brasil. Há implicações graves, no caso de implementação do que se pretende, para o desenvolvimento econômico e social das regiões, para a aplicação de políticas públicas em todo o território nacional, para a habitação popular, para o acesso ao crédito a taxas mais justas ou mesmo para utilização de serviços bancários por parte da população mais carente, entre muitos outros aspectos.




Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul Gestão. NOSSA LUTA É POR SUAS CONQUISTAS 2015/2018 Avenida Coronel Marcos, 851 Ipanema Porto Alegre / RS CEP 91760-000 Telefone: (51) 3268-1611 Fax: (51) 3268-2700