ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

No aniversário da CAIXA, queremos mais 157 anos de banco público

Caixa do Povo e 100% Pública

Depois de um ano no qual as ameaças de privatização foram preocupação recorrente, nesta sexta-feira (12) completa-se o 157º aniversário de fundação da Caixa Econômica Federal. O maior banco público da América Latina foi criado em 1861, ainda sob a regência de Dom Pedro II e, desde então, serve ao desenvolvimento social e econômico do país. Hoje, a CAIXA é a instituição financeira brasileira que mais investe em projetos de construção de moradias populares, apoio às pequenas empresas, oferta de crédito a taxas mais baratas, investimento em saneamento básico, ou na educação, por exemplo.

“Quem tem fundamental importância na instituição somos nós, trabalhadores e trabalhadoras”, diz o presidente da APCEF/RS, Marcello Carrión – "e, por isso, devemos ser protagonistas nesta data”. Ele cita as ameaças de transformação da CAIXA em uma Sociedade Anônima (S/A) – isto é, abrir o capital do banco a investidores privados – como um dos fatos mais relevantes do ano que passou, tanto para empregados(as) como para o povo brasileiro, que é o legítimo dono do banco e não os governos e gestores de plantão.

A Associação, desde que a possibilidade de abertura do capital foi divulgada, vem desenvolvendo uma campanha pela manutenção do caráter público da instituição: sob o mote de “Caixa do Povo e 100% Pública”, a APCEF/RS já visitou diversas cidades do Rio Grande do Sul – Erechim, Uruguaiana, Santo Ângelo, Porto Alegre e Tramandaí – para debater sobre a importância do banco e dos serviços que são dever do Estado, junto com outras entidades que têm esse propósito em comum.

Em dezembro, o Conselho de Administração da CAIXA voltou atrás e retirou a transformação em S/A da pauta de alterações do estatuto. Apesar da vitória, a orientação é que empregados(as) e a sociedade sigam vigilantes e mobilizados em defesa do banco. A APCEF/RS, inclusive, já organiza as próximas etapas da campanha para o começo do ano. “Ainda é preciso, daqui para frente, lutar muito”, resume Carrión.


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul Gestão. NOSSA LUTA É POR SUAS CONQUISTAS 2015/2018 Avenida Coronel Marcos, 851 Ipanema Porto Alegre / RS CEP 91760-000 Telefone: (51) 3268-1611 Fax: (51) 3268-2700