ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

INSCRIÇÕES PRORROGADAS: Oficina literária de contos "Por uma Caixa do Povo e 100% Pública

Concorrida sessão de autógrafos no lançamento da obra "Gaia: a Mãe Terra", na Feira do Livro de Porto Alegre em novembro de 2017

Concorrida sessão de autógrafos no lançamento da obra "Gaia: a Mãe Terra", na Feira do Livro de Porto Alegre em novembro de 2017. Foto: Jessica Sobreira/APCEF

Estão abertas as pré-inscrições para mais uma Oficina de Criação Literária com o renomado escritor Alcy Cheuiche. Outras sete oficinas já foram realizadas com sucesso  pela APCEF -- e todas resultaram em  publicação de livro com  lançamento na Feira do Livro de Porto Alegre. Em novembro passado, por exemplo, foi lançanda a obra “Gaia: a Mãe Terra” e, desde outubro, está em andamento mais uma Oficina de  Poesia & Declamação.

Considerando o período histórico em que vivemos, a APCEF apresenta o tema “Por uma Caixa do Povo e 100% Pública” inserido no contexto de luta contra as privatizações em geral e um tema central para defesa do patrimônio público brasileiro e de soberania nacional. Escrever contos sobre privatizações e mostrar seus impactos no dia-a-dia da vida do povo brasileiro será uma contribuição da literatura para uma leitura da história na qual os personagens são as pessoas e não quem toma decisões em gabinetes ou quem se torna proprietário de bens e patrimônio público por 30 dinheiros. Dar visibilidade aos personagens invisíveis, através de contos,  mostrará como vivem, trabalham, sonham...

A escrita criativa será de contos e acontecerá de março a novembro, com encontros semanais nas terças-feiras, das 18 às 21h,  em sala confortável e acessível no centro de Porto Alegre.

As pré-inscrições estão abertas até o dia 02 de abril, a Oficina somente será realizada com o mínimo de 12 oficinandos/as e está aberta para associados/as, dependentes (mínimo de 14 anos) e convidados/as. A garantia da vaga se dará pela ordem de inscrição. Para participar, não é necessário experiência prévia com a escrita literária.

Manifeste o seu interesse através do e-mail cultural@apcefrs.org.br ou do telefone (51) 3268-1611.

Técnicas trabalhadas

Como técnicas trabalhadas, estão os constituintes da narrativa e seu melhor aproveitamento, hiperestesia, logoralli de frases, diferenças entre conto e crônica, diálogos bons e ruins, técnicas do sonho, humorismo, minimalismo na literatura, redação a partir de frases célebres, fotografias, pinturas, esculturas, músicas, teatro e cinema, incluindo técnicas de revisão de textos literários.

Será realizada ampla pesquisa, com suporte de filmes, palestras com convidados(as) e visitas a lugares que estimulem a produção literária.

Serviço:

O que: Oficina de Criação Literária "Por uma Caixa do Povo e 100% Pública"

Quando: Período das  aulas: março a novembro de 2018, todas as terças-feiras, das 18 às 21h. Primeira aula no dia 03 de abril.

Onde: Na AGEA (Rua dos Andradas, 943, 12º andar, Centro Histórico, Porto Alegre).

Pré-inscrições:  até o dia 02 de abril.

Investimento: R$ 190 mensais

Informações: cultural@apcefrs.org.br ou (51) 3268-1611.

Assista aqui a uma entrevista do escritor Alcy Cheuiche no programa Estação Cultura (TVE), sobre suas oficinas de Criação Literária.

*Esta notícia foi publicada no mês de fevereiro, mas, por conta de atualizações, pode aparecer com data mais recente.


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul Gestão. NOSSA LUTA É POR SUAS CONQUISTAS 2015/2018 Avenida Coronel Marcos, 851 Ipanema Porto Alegre / RS CEP 91760-000 Telefone: (51) 3268-1611 Fax: (51) 3268-2700